CARNAVAL 2019

G.R.E.S. GINGADO DAS BAIANAS

CARNAVAL 2019


O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Gingado das Baianas traz para esse carnaval a origem da medicina natural por meio de um encontro dos ancestrais das tribos brasileiras e africanas.
A magia do carnaval une a sabedoria das tribos Tupis que navegam do Brasil até a África, rumo ao Reino mítico das folhas encantadas, também chamado de "Reino de Ossaim". Esse encontro marcou a importância das folhas como elemento de tratamento e de cura física e espiritual.
"Sem folhas não existe ritual", a limpeza do corpo e a neutralização de energias ruins assim como a ativação de energias benéficas através de banhos, chás, insumos, bate folhas, dentre outros ritos transcendem do mundo espiritual para o físico.
Nesse Reino mítico os ventos de "Oyá" renovam as folhas e "Ogum" trilha o caminho para o conhecimento.
Esses dois lugares distintos: a África dos orixás e a pajelança indígena brasileira fizeram com que os rituais das folhas acabassem tornando-se uma alternativa científica para tratamentos medicinais.
Os tratamentos realizados por curandeiros, raizeiros, babalorixás, chamãs, argiloterapêutas, parteiras, benzedeiras, etc. eram utilizados por esses portadores do dom do conhecimento para a cura da humanidade.
O encontro das três raças se perpetua na ciência quando o homem branco une o conhecimento de culturas milenares aos saberes acadêmico. É a miscigenação das raças, das culturas e do conhecimento em que a mãe natureza atua ao lado da ciência diante dessa farmacologia natural, a biomedicina.
Ao final viemos pedir a preservação das folhas, das matas, enfim, da natureza, pois é nela que consiste a nossa sobrevivência.


Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora